terça-feira, 9 de junho de 2015

SER OU NÃO SER PROATIVO, EIS A QUESTÃO!

 Na nossa escola, assim como em muitas outras, resolveu aderir o projeto O Líder em Mim, que busca incentivar os alunos a terem atitudes proativas, ou seja, fazer o bem sem querer nada em troca.
 Mas não tem só isso, são sete hábitos para serem praticados, tornando-o uma pessoa melhor. Porém, não é só fazer para se tornar "alguém", temos de fazer com a intenção, como já citado.
 Fazendo uma transição...os sete hábitos são:

 1. Seja proativo.
 Tem a seguinte descrição, na primeira pessoa: Eu sou uma pessoa responsável. Eu tomo iniciativa. Eu escolho minhas ações, atitudes e disposição. Eu não culpo outros pelos meus erros. Eu faço a coisa certa sem que me peçam, mesmo quando ninguém está olhando.

 2. Comece com um objetivo em mente.
 Tem a seguinte descrição, na primeira pessoa: Eu faço planos e defino metas. Eu faço coisas que têm o significado e fazem diferença. Eu sou um membro importante de minha classe e contribuo para a missão e visão da minha escola. Eu procuro ser um bom cidadão.

 3. Faça primeiro o mais importante.
 Tem a seguinte descrição, na primeira pessoa: Gasto meu tempo com as coisas mais importantes. Isso significa que eu digo não para coisas que sei que não devo fazer. Eu estabeleço prioridades, defino uma agenda e sigo o meu plano. 

4. Pense ganha-ganha.
 Bom, para não repetir o "na primeira pessoa"... pessoas que seguem os hábitos fazem tudo por si, mas pensando nos outros, então os pensamentos expressados vem de quem os pratica. Tem a seguinte descrição, confira: Eu equilibro a coragem para conseguir o que quero com a consideração pelo que os outro querem. Quando surgem conflitos, procuro soluções em que todos saiam ganhando.

 5. Primeiro compreender, para ser compreendido.
 Tem a seguinte descrição: Ouço as ideias e os sentimentos das outras pessoas. Tento ver as coisas sob o ponto de vista delas (paradigma). Escuto os outros sem interromper. Ouço com os meus ouvidos, os meus olhos e o meu coração. Tenho confiança em manifestar minhas opiniões.

 6. Crie sinergia.
 Tem a seguinte descrição: Eu como corretamente, faço exercício e durmo bem (corpo). Aprendo de diversas maneiras e em diversos lugares, não apenas na escola (cérebro). Passo tempo com a família e amigos (coração). Gasto tempo para encontrar formas significativas de ajudar os outros (alma). Procuro equilibrar as quatro partes que me constituem.

 7. Afine o instrumento.
 Eu como corretamente, faço exercício e durmo bem (corpo). Aprendo de diversas maneiras e 
em diversos lugares, não apenas na escola (cérebro). Passo tempo com a família e amigos 
(coração). Gasto tempo para encontrar formas significativas de ajudar os outros (alma). 
Procuro equilibrar as quatro partes que me constituem.

 O que acham do projeto? Vale a pena investimento? Comente que eu respondo!


                                                                                                                                         Vitório Oliveira

2 comentários:

  1. Comparo muito a filosofia do projeto com a historia do beija-flor que queria apagar um incêndio na floresta."Havia um grande incêndio na floresta.As chamas se elevavam a uma enorme altura e as árvores começavam a ser pouco a pouco destruídas pelo fogo.Os animais, apavorados, corriam em busca de abrigo, fugindo desesperadamente da catástrofe. Enquanto isso, um pequenino beija-flor voava velozmente até o rio, pegava no minúsculo bico uma gota de água e trazia-a até a borda da floresta, deixando-a cair sobre as chamas.
    Observando o vai-e-vem da ave, uma coruja velha e ranzinza que ia passando por ali interrogou-o:
    - O que você está fazendo, beija-flor?
    - Não está vendo? Estou trazendo água do rio para apagar o incêndio antes que ele destrua toda a floresta – respondeu a avezinha.
    - Você deve ser maluco – disse a coruja. – Não está vendo que é impossível apagar esse incêndio enorme com essa gotinha de água?
    - Sei disso – o beija-flor falou. – Estou apenas fazendo a minha parte."
    Entendo que se cada um de nós praticarmos os 7 hábitos da liderança, com atitudes positivas e construtivas, teremos um mundo bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A velha e muito boa estória do beija-flor! O projeto pode dar certo, mas tem de ser melhor aplicado nas escolas. Vi alguns projetos no site do OLEM que não vão pra frente, só fazem por fazer...
      Abração!
      Jean White aka. Vitório Oliveira

      Excluir